segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


MEU CONSOLO VEM DE VOCÊS


Olá minhas(meus) amigas(os) de caminhada da mesma dor. Vou citar uma frase de Adalgisa Nery (poetisa e jornalista brasileira, nascida em 29/10/1905 e que faleceu em 07/06/1980 aos 74 anos e que teve a sua vida marcada por sofrimentos, conflitos e violência no lar).
É uma frase que me fez dar uma pausa neste blog, que é a seguinte:
“Se queres encontrar o que perdeste, se queres descobrir o que consola e por que clamam os teus sonos tristes encolhe-te no silêncio”.
Pois bem, encolhi-me no silêncio. Não conseguia imaginar que já haviam passado 05 anos da minha maior tristeza e eu ainda estava aqui, viva, lutando com os afazeres do dia-a-dia, não com a mesma intensidade de outrora, mas ainda aqui, tentando colar os cacos quebrados, costurar o tecido rasgado. Sonhos perdidos que estão sendo remodelados e muitos dos quais apagados e não realizados. Meus sonos tristes (sem sonhos) clamavam e ainda clamam pela vida de minha amada filha Ana Cláudia que sei, não a terei mais. Ah! Como dói essa comprovação do “nunca mais”.
Nunca mais terei seus beijos, seus abraços, seu corpo lindo e caloroso, seu olhar, sua voz, seu sorriso, sua gargalhada, seu perfume...
Mas no meu silêncio descobri o que me consola.
Minha família, minhas(meus) amigas(os), conhecidos que compartilham a mesma dor e que estamos seguindo pelo mesmo caminho.
Caminhamos pelo desconhecido em busca de respostas, palavras e remédios que amenizem a nossa dor e sofrimento e os quais tornem essa nossa jornada mais estável para enfrentá-la.
Confesso a todas(os) vocês que fiquei muito, mas muito abalada mesmo desde o dia 22/08/2012 (quando se passaram 05 anos da partida da minha filha), entrando em uma depressão que estava à me consumir. Infelizmente tive que ceder aos antidepressivos e através deles consegui ver que não sou somente eu passando por essa dificuldade.
Tenho meus agradecimentos a fazer à você Débora (mãe da Tauane) à você Regina F. Godoy (mãe da Lidiane), as minhas amigas do grupo “Amigos Solidários na Dor do Luto”(Todas vocês viu. Não vou citar os nomes, pois são muitos e tenho receio de esquecer de alguém e esse alguém ficar chateada(o) comigo), as minhas amigas do “Recanto da Prece”, amigas(os) do Blog, Facebook e Orkut, a minha irmã de longe que se chama Andrea Lima Hume (é assim que eu a considero pela afinidade que temos), minha mãe Romélia (meu exemplo de pessoa e de vida), meus irmãos: Levy, Rosane e Lizete, meu marido Paulo (companheiro nesta caminhada já à 30 anos), minha filha Ana Paula (que também sofreu e sofre muito com a partida da irmã) e meu anjinho (Ana Cláudia) que de lá de onde está me ilumina, conforta e me dá forças para continuar. E também tias e tios, primas e primos, cunhadas e cunhados,enteada e enteado, sobrinhas e sobrinhos.
Enfim, vocês são pessoas especiais que me consolam e incentivam-me à continuar nessa caminhada.
Sou grata por vocês fazerem parte da minha vida. Amo todas(os) vocês do fundo do meu coração.
E meu muito obrigado por descobrir o que me “CONSOLA”.



2 comentários:

  1. Oi Liane querida..
    O teu comentário para mim foi uma prece em forma de oração conhecendo vc como conheço caminhando tantos anos juntas, passando tantos momentos difícies e também tantos cheios de amor e alegria com a turma do grupo, nos nossos passeios ou nas nossas reuniões, eu não preciso te dizer do amor que sinto por vc e sua familia.
    Foi um presente maravilhoso o que vc disse que o silêncio é o que te consola e todos esses agradecimentos do fundo do teu coração.
    Bjs..te amo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga... Quão feliz estou agora, ao te ver de volta nesse espaço!
    Escrevendo o que vai no teu coração e postando textos belíssimo para nossa reflexão... Quero te dizer que me senti muito honrada com o escrevestes ao citar meu nome. Obrigada a você por estar conosco!!
    A linda Ana Cláudia está feliz por você emergir de novo. Sim, e assim seguiremos, ora tristinhas, ora consoladas, mas sempre vitoriosa no nome do Senhor Jesus. Beijooos Querida e Um 2013 iluminado!!

    ResponderExcluir