quarta-feira, 2 de novembro de 2011

  FINADOS. ATÉ A PALAVRA LEMBRA "FIM".





Vem do latim "finis" que significa “limite, fronteira, marco divisório". 
No último capítulo do último livro da Bíblia, o Senhor se chama do “Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.” (Apoc 22:13). “Principium et Finis” no Latim. Fim. 
Finados. Um dia de lembrar os que já viram seus dias findarem, que já chegaram ao fim desta vida.
Independente das suas crenças ou convicções religosas, é provável que você ou algum membro da sua família irá visitar um cemitério ou jazigo, irá lembrar pessoas queridas que já se foram. Há praticamente um sentimento em comum. De perda e de separação. Da barreira insuperável que é a morte. O rei Davi, ao lamentar a morte de seu filho recém nascido, expressou bem o sentimento para com a perda da criança “eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.” (2 Samuel 12:23).
Morte. Morto. A palavra que todo mundo teme ouvir sobre seus entes queridos. A palavra que quando cai nos ouvidos suga a força, a esperança, e, às vezes, até a vontade de viver. Tão poderosa esta palavra. Jamais se imagina ver aquela pessoa de novo nesta vida. Finis. Finados. Fim.
No feriado de Finados, você lembra os mortos da sua vida. Pai, ou mãe, ou ambos. Um(a) filho(a), irmão(ã). Marido ou esposa. Aquela pessoa de quem você tanto sente falta. Talvez há meses, talvez há anos. Em momentos como aniversários, Natal, Finados, aquela dor parece voltar com força total.
No dia que esse ente querido se foi, no dia do enterro, ao lado do caixão, você teria dado qualquer coisa para tê-lo de volta. Se ele pudesse ser ressuscitado, se pudesse voltar à vida, o que você não teria dado para que ele voltasse a viver?
Mas, depois que esses dias passarem, ou ainda hoje, lembre-se da palavra do pai do filho pródigo. 
Como ele descreveu o estado do seu filho – morto. 
Vivo, fisicamente, sim. Mas, para o pai, para Deus, e para a eternidade – o rapaz estava morto.
Se Jesus é o Fim, ele estará lá no fim. No fim do túnel. No fim da jornada. No fim da vida. 
Esta vida, sim, tem fim.
Que Deus lhe abençoe.


(Texto: Iluminalma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário